1° Roda de Conversa do 34° Prêmio Vladimir Herzog

Dossiê Curió
12 de setembro de 2012
Vencedores do 34º Prêmio Vladimir Herzog
23 de outubro de 2012

As Rodas de Conversa são encontros realizados entre os vencedores do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, aberto aos estudantes, entre os quais os que recebem o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão. Os premiados debatem suas matérias, falando das dificuldades e surpresas que sugiram ao longo da reportagem, realizando um verdadeira troca de experiências. As Rodas foram conduzidas pelos jornalistas Angelina Nunes, Aldo Quiroga e Sérgio Gomes, que mediaram os depoimentos e troca de idéias.

Esses encontros constituem oportunidades únicas para reunir grandes profissionais da comunicação e estudantes de jornalismo de diferentes partes do país para um debate voltado totalmente para a execução de matérias jornalísticas.

Nesta terça-feira (23/10/2012), os jornalistas premiados no 34° Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos irão se reunir para conversarem sobre os bastidores e o processo de produção de seus trabalhos vencedores.

A Roda de Conversas ocorrerá das 15h às 17h, na sala 117 A do prédio novo da PUC – ao lado do Teatro da Universidade Católica (TUCA), onde, a partir das 19h30, será realizada a cerimônia de entrega do prêmio aos ganhadores nas nove categorias.

É a primeira vez no Brasil que jornalistas se reúnem em um prêmio de imprensa para conversarem sobre seus trabalhos. A iniciativa reforça a importância do Projeto 1000 em 1, que vem reunindo estudantes universitários de todo o Brasil para entrevistarem, no decorrer de um ano, os jornalistas autores de mil matérias premiadas.

Também faz parte da tríade proposta pela comissão organizadora do Prêmio Vladimir Herzog: que os candidatos a esses prêmios enviem, no ato da inscrição, um relatório sobre como foi produzida a pauta; que a escolha dos vencedores seja feita publicamente; e que os ganhadores se comprometam a participar de um bate-papo sobre a realização do trabalho agraciado.