3ª Roda de Conversa do 36º Prêmio Vladimir Herzog

Fotos do 36° Prêmio Vladimir Herzog
29 de outubro de 2014
Maioridade Penal
25 de setembro de 2015

O encontro ocorreu na quarta-feira, 29 de outubro, no Tucarena, em São Paulo

Os vencedores da 36ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos se reuniram em 29 de outubro, às 9h, no Tucarena, para confraternizar e revelar os bastidores das matérias premiadas. O evento, que aconteceu pelo terceiro ano consecutivo, foi transmitido ao vivo pela internet no portal de conteúdo da TV Cultura, TV dos Trabalhadores e TV PUC.

Com mediação de Aldo Quiroga (TV Cultura/PUC) e Angelina Nunes (Jornal O Globo/Abraji), os premiados dividiram suas experiências com bastante entusiasmo e alguns chegaram a se emocionar, como o jornalista Cláudio Renato, que recebeu o premio especial “hors concours” pela matéria A Sentença – 35 Anos, exibida pela GloboNews. O trabalho narra a história da sentença prolatada pelo juiz Márcio José de Moraes, em 27 de outubro de 1978, na qual a União é condenada pela tortura e morte do jornalista Vladimir Herzog.

Houve, ainda, a participação do fotógrafo Sérgio Silva, que perdeu a visão do olho esquerdo ao ser atingido por uma bala de borracha disparada pela polícia enquanto cobria uma manifestação. Ele divulgou a campanha “Somos Todos Culpados?”, pela regulamentação dos armamentos de baixa letalidade.

O principal objetivo dessa importante aula de jornalismo é colocar à disposição dos estudantes o conhecimento sobre os métodos que estão por trás de algumas das reportagens mais relevantes da imprensa brasileira, transformando-o em material de apoio às centenas de cursos de jornalismo espalhados pelo país.