Fotos do 34° Prêmio Vladimir Herzog

Vencedores do 34º Prêmio Vladimir Herzog
23 de outubro de 2012
Dores do parto
11 de setembro de 2013
Os ganhadores da 34ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anisitia e Direitos Humanos, que neste ano bateu recorde com 545 inscrições, foram divulgados nesta quarta-feira, dia 10, na Praça Jardim Divina Providência – que, após receber o conjunto de obras do artista plástico Elifas Andreato, passará a se chamar Praça Vladimir Herzog.

A seleção das matérias vencedoras foi feita durante reunião do júri de premiação, das 9h às 15h, na Sala Oscar Pedroso Horta, da Câmara Municipal de São Paulo.

A solenidade de premiação ocorreu dia 23, às 19h30, no Teatro da PUC-SP – Tuca.

Segundo a curadora do Prêmio, Ana Luisa Zaniboni Gomes, a edição de 2012 trouxe algumas novidades. Até então, o processo contava com uma única etapa, na qual jornalistas experientes, a convite da Comissão Organizadora, selecionavam os ganhadores de cada categoria. Neste ano, 27 jurados, na primeira etapa, analisaram todos os trabalhos a partir de critérios técnicos.

Os três trabalhos mais pontuados de cada categoria – com exceção de Jornal e Internet, que tiveram quatro trabalhos escolhidos – foram selecionados para a segunda etapa, na qual o júri de premiação escolheu os ganhadores com base no conceito de ineditismo e relevância para a democracia e os direitos humanos.

Outra novidade foi o fato de a reunião para a escolha das matérias vencedoras ter sido realizada em sessão pública na Câmara Municipal de São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet.
E também o Projeto 1000 em 1, que propõe a estudantes universitários entrevistar, no prazo de um ano, jornalistas das mil matérias que receberam os principais prêmios de jornalismo.