Jornalista Sônia Bridi é homenageada na 45ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Repórter, escritora e documentarista é reconhecida pela carreira nas causas relevantes da justiça social, meio ambiente, direitos humanos e democracia

O 45º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos vai homenagear a jornalista, escritora e documentarista Sônia Bridi, repórter especial da TV Globo há mais de três décadas. A cerimônia de entrega do troféu especial será em 24 de outubro, às 20h, no Tucarena, em São Paulo.

Sônia afirma que ficou muito feliz e assustada quando recebeu a notícia sobre a homenagem. “É preciso muita responsabilidade para honrar essa homenagem”. Para ela, o Prêmio Vladimir Herzog é o maior reconhecimento profissional que um jornalista pode ter no Brasil. “Por ser um prêmio que leva o nome e a história de um jornalista morto pela ditadura, por ser fruto de um conselho que reúne as principais entidades relacionadas à democracia, direitos humanos e liberdade de informação, e ser um prêmio dos jornalistas para jornalistas”, disse.

Desde 2009, a comissão organizadora retomou a proposta original do Prêmio de homenagear, em todas as edições, personalidades e profissionais com atuação destacada nas causas relevantes da democracia, da justiça social e dos direitos humanos. Neste ano, serão também homenageados os jornalistas Fernando Morais e Glória Maria (in memoriam).

Confira entrevista com a jornalista:

Entrevista: Sônia Bridi