Dia 11 de outubro, quinta-feira, a Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos reúne-se em sessão pública para escolher as matérias vencedoras de sua 40ª edição. Assim como nos anos anteriores, o julgamento será realizado na Câmara Municipal de São Paulo. A lista dos finalistas foi divulgada nesta última segunda-feira, 1º de outubro.
A sessão está marcada para começar às 10h, na sala Tiradentes (8º andar), com transmissão ao vivo pela internet.
Esta edição contou com 607 trabalhos inscritos e aceitos para análise do corpo de jurados nas categorias artes, fotografia, áudio, vídeo, texto e multimídia.
Tradicionalmente, o julgamento é dividido em duas fases: a primeira, de seleção, que neste ano contou com a participação de 33 jurados, representantes de quase todos os estados do país, e a segunda fase, de premiação, formada por dirigentes das treze entidades organizadoras do Prêmio, que avaliam os trabalhos finalistas e elegem os vencedores e as menções honrosas.
A solenidade de entrega do Prêmio será no dia 25 de outubro, quinta-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo, precedida da Roda de Conversa com os jornalistas premiados para a troca de experiências acerca do planejamento e execução das matérias vencedoras.
O 40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é promovido e organizado pelas seguintes instituições: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – ABRAJI; Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil – UNIC Rio; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Nacional; Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo, coletivo Periferia em Movimento, Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo e Instituto Vladimir Herzog.
Serviço:
40º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos