Sozinhas – Histórias de Mulheres que Sofrem Violência no Campo

Repressão na favela do Moinho: Leandro, 18 anos, morto em Operação da Rota
18 de setembro de 2017
Especial-Quilombolas
Especial Quilombolas
18 de setembro de 2017

A reportagem multimídia "Sozinhas" nasceu da percepção de nossa repórter de que era preciso retratar a violência contra mulheres no campo. Trabalhadoras rurais de Santa Catarina denunciam a cultura de dominação masculina marcada por agressões físicas, psicológicas, torturas e abusos sexuais. Sem vizinhos, em lugares com dificuldades de comunicação, distantes de serviços de proteção, como polícias e abrigos, essas agricultoras enfrentam uma realidade marcada pela intolerância que muitas vezes resulta em feminicídios.

Mas antes dos assassinatos que também atingem os campos produtivos de uma região reconhecida como um dos solos mais férteis do país, essas camponesas passam por diversas formas de violência. Nossa equipe foi em busca dessas vozes. Relatos que dão a Sozinhas o caráter do ineditismo de uma reportagem que deixa o espaço urbano, onde o tema é mais presente, e percorre cerca de 4 mil quilômetros para ouvir o que as mulheres da área rural têm a dizer.

E que, diante da realidade encontrada, deu espaço também para que agricultoras de movimentos sociais não apenas de SC, mas que tem relevância nacional, como a Contag (Confederação Nacional das Trabalhadoras e Trabalhadores na Agricultura) e o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) de outros Estados, como Minas Gerais e Rio Grande do Norte, também falem do problema. O conteúdo foi apresentada em especial online, e também em caderno impresso com 16 páginas e web documentário. Com formato multiplataforma, contou ainda com reportagem em rádio e TV veiculada nos canais da RBS Santa Catarina.

Categoria Produção Jornalística em Multimídia
Ano do prêmio: 2017
Autor(es): Angela Bastos, Felipe Carneiro, Francisco Duarte, Júlia Pitthan, Maiara Santos, Ricardo Wolffenbüttel
Título: Sozinhas - Histórias de Mulheres que Sofrem Violência no Campo
Veículo: Diário Catarinense - Florianópolis - SC