Menino Vlado, ilustração criada por Aroeira, marca a edição especial de 45 anos do Prêmio Vladimir Herzog

Chargista e saxofonista Renato Aroeira

Artista do traço, o chargista e saxofonista Renato Aroeira é o autor do logo da 45ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos:
Um desenho em preto e branco do menino Vlado. Simboliza a esperança e a autenticidade da infância e a importância da união e da perseverança, especialmente, em situações difíceis.

Aroeira é também autor do painel com caricaturas de personagens de várias gerações que estiveram na mesma luta que Vlado. A obra, em produção, será inaugurada em breve na Praça Memorial Vladimir Herzog, localizada ao lado do Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo, centro da cidade.

Neste vídeo, ele fala sobre o que o inspirou para elaborar a obra, que será sua primeira criação exposta em um local público Com ela, Aroeira dá visibilidade aos jornalistas e outras pessoas que foram fundamentais para desvendar e tornar público o que de fato aconteceu com Vlado.

Questionado sobre qual seria a atitude de Vladimir Herzog diante do atual momento de polarização e conflitos, ele diz que “o Vlado estaria, como sempre fez, botando a boca no trombone”.

Renato Aroeira nasceu em Belo Horizonte e começou sua carreira aos 17 anos, fazendo ilustrações para a coluna sobre esportes assinada por seu pai, no Jornal de Minas. Fez charges para os principais jornais do Rio de Janeiro, como O Globo e O Dia, além de outros veículos, como a revista IstoÉ.

Em 2020, foi homenageado com Prêmio Destaque Vladimir Herzog Continuado, após ser alvo de um processo por uma charge publicada, o que deu origem a um movimento reunindo chargistas em sua defesa. Além dele, os autores de todas as 109 peças inscritas na 42ª edição do Prêmio Vladimir Herzog, por artistas do traço integrantes do movimento da Charge Continuada foram premiados.

Cartaz da 45ª edição do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos criado por Renato Aroeira.