Finalistas da 45ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos serão divulgados em 3 de outubro

Banzeiro òkòtó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo
17 de outubro de 2022
Fernando Morais é homenageado na 45ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
2 de outubro de 2023

A comissão julgadora do 45º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos iniciou os trabalhos para avaliar os concorrentes da edição de 2023. Os finalistas serão anunciados em 3 de outubro. Neste ano, o Prêmio, de abrangência nacional, obteve 630 trabalhos inscritos. A iniciativa reconhece jornalistas, repórteres fotográficos, escritores e artistas do traço que, por meio do trabalho cotidiano, defendem a democracia, a cidadania e os direitos humanos.

“Nesta edição histórica, de 45 anos do mais tradicional e respeitado prêmio de jornalismo do país, tivemos inscrições de quase todos os estados. É uma nova oportunidade de reconhecer os trabalhos e contribuições de profissionais da comunicação e personalidades em defesa dos direitos humanos”, afirma Giuliano Galli, presidente do recém-criado Instituto Prêmio Vladimir Herzog.

O Prêmio contempla sete categorias: Produção jornalística em texto, Produção jornalística em áudio, Produção jornalística em vídeo, Produção jornalística em multimídia, Fotografia, Arte e Livro-reportagem.

Para Ana Luisa Gomes, responsável pela curadoria do Prêmio, a participação de tantos profissionais com seus trabalhos inscritos confirma a importância histórica do jornalismo na garantia da democracia e direitos humanos no país.

Vladimir Herzog – Vlado foi morto pela ditadura civil-militar em 25 de outubro de 1975 nas dependências do Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo. É reconhecido mundialmente como o jornalista brasileiro símbolo da luta contra a ditadura militar e pela democracia no país.

Começou a carreira em 1959, como repórter em O Estado de S. Paulo. Atuou, também, na TV Excelsior, Rádio BBC de Londres, revista Visão, agência de publicidade J. Walter Thompson, TV Universitária da UFPE e jornal Opinião. Foi professor de jornalismo da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP).

O Prêmio – O Prêmio Vladimir Herzog foi criado em 1978 como uma das resoluções aprovadas no Congresso Brasileiro de Anistia realizado em Belo Horizonte (MG).O objetivo era homenagear jornalistas, repórteres fotográficos e artistas que, com seu trabalho cotidiano, registravam as violações aos Direitos Humanos no continente sul-americano, assim como as mobilizações sociais pela Anistia no Brasil. A ideia de dar o nome de Vladimir Herzog ao prêmio foi de Perseu Abramo, à época diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e representante da entidade no Congresso.

Atualmente, integram a Comissão Organizadora, ao lado da Família Herzog, as seguintes instituições: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Coletivo Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)  e Instituto Vladimir Herzog.

Instituto Prêmio Vladimir Herzog

A partir desta edição, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog passa a ser promovido e organizado pelo recém-criado Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo.

 

Serviço

 Divulgação Finalistas- 3 de outubro de 2023

  • Divulgação dos Vencedores –10 de outubro, terça-feira, das 14h às 18h, sessão pública de julgamento com transmissão ao vivo pelo Canal do Prêmio no YouTube
  • 12ª Roda de Conversa com os Vencedores – 24 de outubro, terça-feira, das 14h às 17h, no Tucarena, em São Paulo.
  • Cerimônia de Premiação – 24 de outubro, terça-feira, às 20h, no Tucarena, em São Paulo.

Site:https://www.premiovladimirherzog.org

Redes Sociais:

Facebook

Instagram

YouTube

 

Informações para a mídia:

CDI Comunicação

Anaísa Silva – 11 98299-1567

Márcia Avruch – 11 98397-7805

BAIXE O ARQUIVO .DOC DESTE COMUNICADO:
Release-Divulgacao-dos-finalistas-45-premio