Vinte e quatro produções concorrem ao Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Fernando Morais é homenageado na 45ª edição do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos
2 de outubro de 2023
Premiados – 45° Prêmio Vladimir Herzog
11 de outubro de 2023
conjunto-de-trofeus-premio-vladimir-herzog

Troféu símbolo do Prêmio – a meia lua recortada com a silhueta de Vlado, uma criação do artista plástico Elifas Andreato. Foto: Alice Vergueiro | Acervo PVH.

Os vencedores em cada uma das sete categorias: arte, áudio, fotografia, multimídia, texto, vídeo, e livro-reportagem serão anunciados dia 10

Os vencedores do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos serão conhecidos na próxima terça-feira, dia 10 de outubro. Em sua 45ª edição, a iniciativa reconhece jornalistas, repórteres fotográficos, escritores e artistas do traço que, por meio do trabalho cotidiano, defendem a democracia, a cidadania e os direitos humanos. Dos 630 trabalhos inscritos nesta edição, vinte e quatro produções foram selecionadas  e concorrem ao prêmio em cada uma das sete categorias: produção jornalística em texto, áudio, vídeo, multimídia, fotografia, arte e livro-reportagem.  

A comissão organizadora, formada por 41 membros se reúne em sessão pública presencial, com transmissão ao vivo pelo Canal do Prêmio no YouTube, no Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, para definir os vencedores. 

A cerimônia de entrega dos troféus será no dia 24 de outubro, no teatro Tucarena, em São Paulo. Antes da cerimônia, os autores das produções vencedoras participam de uma roda de conversa. A edição deste ano homenageia os jornalistas Fernando Morais, Glória Maria (in memoriam), e Sônia Bridi pelas suas trajetórias profissionais no jornalismo e por sua atuação em causas relevantes da democracia, da justiça social e dos direitos humanos. 

O Prêmio Vladimir Herzog foi criado em 1978 com o objetivo de homenagear jornalistas, repórteres fotográficos e artistas que, com seu trabalho cotidiano, registram  violações aos Direitos Humanos no continente sul-americano, assim como mobilizações sociais. A ideia de dar o nome de Vladimir Herzog ao prêmio foi de Perseu Abramo, à época diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e representante da entidade no Congresso.

Integram a Comissão Organizadora, ao lado da Família Herzog, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Coletivo Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom)  e Instituto Vladimir Herzog. 

Acesse a lista das produções finalistas do 45º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos: www.premiovladimirherzog.org 

Serviço: 

10 de outubro, terça-feira, das 14h às 18h 

Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores

Espaço Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de SP. Rua Rego Freitas, 530 – sobreloja – Vila Buarque, SP. 

Transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Prêmio e Facebook do SJSP 

24 de outubro, terça-feira, das 14h às 17h30

Roda de Conversa com os Ganhadores 

Tucarena (PUC/SP) – Rua Bartira, 347 – Perdizes, SP 

24 de outubro, terça-feira, às 20h

Cerimônia de premiação

Tucarena (PUC/SP) – Rua Bartira, 347 – Perdizes, SP.

Facebook

Instagram

YouTube

 

Sobre o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

O Prêmio Vladimir Herzog é promovido e organizado por uma comissão constituída pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil  – Secção São Paulo (OAB-SP), Periferia em Movimento, Instituto Vladimir Herzog (IVH) e Família Herzog.  

Um arco de alianças formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), TV PUC, Canal Universitário de São Paulo (CNU), União Brasileira de Escritores (UBE),  Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas ligada à Secretaria de Governo da Prefeitura de São Paulo; Pryzant Design, CDI  e OBORÉ  atua como grupo de parceiros realizadores desta 45º edição. O patrocínio é da Petrobrás /Governo Federal.        

 

Informações para a mídia: 

CDI Comunicação

Anaísa Silva – (11) 9 8299-1567 

Márcia Avruch – (11) 9 8397-7805